Skip to main content

A queda do petróleo está esvaziando as lojas de dubai


A queda do petróleo está esvaziando as lojas de Dubai


O mercado histórico de Dubai que se chama a cidade do ouro está brilhando menos estes dias.


Sob ruas e vielas cobertas por telhados para proteger os compradores de janelas do sol intenso do deserto, mais de 300 lojas vendem tudo, desde lingotes até jóias beduínas. O Dubai Gold Souk tornou-se um dos maiores mercados desse tipo, oferecendo metal precioso isento de impostos, à medida que a riqueza do petróleo do Golfo Pérsico aumentou nas últimas décadas.


Agora, com o mergulho em economias de estrangulamento bruto em todo o Oriente Médio, os compradores de ouro são mais difíceis de encontrar. A demanda pelo metal está desacelerando na região e Dubai tem visto uma queda em alguns visitantes. Os comerciantes dizem que as vendas estão diminuindo porque os turistas da Arábia Saudita e da Rússia têm menos dinheiro para gastar. Os vendedores oferecem descontos para o ouro que há dois anos buscou um prêmio.


"O mercado está morto", disse Jeffrey Rhodes, que passou 27 anos na indústria de ouro de Dubai e fundou a Rhodes Precious Metals Consultancy DMCC, por telefone em 21 de abril. "Não há demanda real aqui".


Nômades beduínos


A história da cidade em jóias de ouro remonta aos nômades beduínos que percorriam o deserto árabe, e tem sido um centro para o comércio de metal. Dubai é o segundo maior dos Emirados Árabes Unidos e está situado na Península Arábica, perto das rotas marítimas fora do Golfo. É uma ponte entre a África, lar de algumas das minas mais ricas do mundo, e os mercados de jóias da Índia, cujos cidadãos compram mais ouro do que qualquer outra pessoa no planeta.


Mesmo com menos compradores no mercado. Que subiu ao prominence nos 1940s e é espaçado através de dois edifícios tão altamente quanto seis assoalhos, Dubai é ainda um cubo negociando principal. O peso de todas as jóias de ouro em exposição chega a cerca de 25 toneladas métricas, o mesmo que cinco elefantes indianos, de acordo com uma associação representando os vendedores.


Baixos preços do petróleo e turbulência política em todo o Oriente Médio e Rússia estão prejudicando o turismo para Dubai. Com os futuros Brent crude para baixo 43 por cento de um pico em junho, as receitas do petróleo está caindo para os maiores produtores do mundo. A Rússia está se encaminhando para uma recessão e sua moeda mergulhou, enquanto a Arábia Saudita está no caminho para o crescimento econômico mais lento desde 2009.


Menos gastos


As viagens de compras do Oriente Médio "são cada vez menores e gastam menos", disse Gerhard Schubert, fundador da Schubert Commodities Consultancy DMCC e membro do comitê de terceirização responsável do Dubai Multi Commodities Center, por telefone de Dubai, em 28 de abril. Isto será ainda pior após o Ramadã, durante o feriado de Eid, quando você normalmente tem um milhão de sauditas chegando. Tenho certeza de que os números serão para baixo este ano. "


A FZCO, que vende jóias e barras de ouro por atacado, viu as vendas caírem 40% este ano, de acordo com o diretor Mohammed Hammoodi Hashim. Rimas 1 Jóia, com clientes no Oriente Médio e Norte da África, colocou o declínio em 15 por cento para o primeiro trimestre, de acordo com Walid Al Sudi, um parceiro da empresa e cuja família tem estado no negócio de ouro para pelo menos cinco gerações .


A demanda do Oriente Médio para o metal caiu 23 por cento em 2017, a maior queda em pelo menos quatro anos, os dados da Metals Focus, uma empresa de pesquisa com sede em Londres, mostram. Os visitantes russos para Dubai caíram 36 por cento em fevereiro, de acordo com um relatório de março do jornal The National que citou as estatísticas do aeroporto.


Todos Preocupados


"Ainda estamos sobrevivendo, mas todos estão preocupados com o futuro", disse Hashim. Ele disse que um quilo de ouro em Dubai neste mês custa 20 centavos a onça abaixo do preço spot de Londres, um sinal de demanda fraca para o metal, em comparação com um prêmio de US $ 1,50 em 2017. Uma onça de ouro chegou a US $ 1,198.82 em Londres na quinta-feira .


O declínio no mercado de ouro de Dubai é temporário, segundo Mohammed Alashrafi, que administra cinco lojas no souk como proprietário da Sama Al Khaleej Gold Jewellery Trading LLC. Ele está no processo de abrir outra loja para clientes do Golfo Pérsico.


"As coisas vão retomar", disse Alashrafi. "O mercado na região fica quieto de vez em quando, mas nunca vai morrer".


Outras partes da indústria estão se expandindo. A Kaloti Precious Metals, uma refinadora de ouro, planeja abrir uma fábrica em Dubai ainda este ano, que pode processar 1.400 toneladas de metal por ano.


A falta de interesse em ouro se estende além do mercado físico. A negociação de futuros de ouro na troca de metais da cidade é a menor em 19 meses, com contratos mudando de mãos em média, 1.136 vezes nos últimos 15 dias.


Por agora, a maioria dos comerciantes do mercado de souk está planejando enfrentar a desaceleração, de acordo com Chandu Siroya, vice-presidente do Dubai Gold and Jewellery Group. As vendas em sua loja caíram pelo menos 10 por cento no primeiro trimestre, disse ele.


"Estamos sendo atingidos por uma combinação de preços de petróleo mais baixos e menor turismo", disse Siroya por telefone de Dubai em 28 de abril. "Este ano vai ser difícil."

Comments